Buenos Aires em MaioBuenos Aires en Mayo

17th May 2012

O tempo tá passando tão rápido que quando dei por mim, já estamos na metade do mês de maio! Como pode? Aí meu post vai ficar meio capenga, porque a minha ideia era fazer um post para cada mês do ano, falando porque é legal vir a Buenos Aires no mês em questão. Isso porque se tem algo que é característico de Buenos Aires é que a cidade consegue ser apaixonante em qualquer época do ano!

Quer ver tudo o que Maio tem de bom?

  • Temperatura

Em maio, a temperatura em Buenos Aires fica entre 11 e 19 graus, o que é extremamente agradável. Melhor ainda é que este é um mês de dias lindos, céu azul, ar mais seco, pouquíssima chuva. O friozão ainda não chegou pra valer, apesar de que a noite já pede um casaquinho mais abrigado e já dá para fazer charme com echarpes, cachecóis leves e botinhas. Como já sei que vai cair gente aqui me perguntando que roupa trazer, já deixo aqui o link de um outro post que responde esta pergunta.

Bosques de Palermo (Foto: NegritoLindo)
  • A beleza do outono

Sou fascinada com a mudança das estações e todo mundo já sabe que meus meses preferidos em Buenos Aires são os meses do outono e da primavera. No outono, as calçadas ficam cobertas de folhas secas e as copas das árvores ficam douradas! Para os fotógrafos de plantão, vale lembrar que o outono concede a Buenos Aires uma luz única no fim de tarde e que caminhar pelos Parques de Palermo, Recoleta e Jardim Japonês durante os dias de maio é extremamente inspirador. A cidade fica muito mais romântica, sem dúvida.

Recoleta (Foto: Eduardo Baró via Aquí me Quedo)

Bosques de Palermo (Foto: Carlos Torres)
  • Passeios ao ar livre

Combinando temperatura perfeita com a beleza do outono é fácil deduzir que maio é um ótimo mês para caminhar por aí sem derreter de calor e sem congelar de frio. Maio combina com abandonar um pouco os taxis e transporte publico e conhecer a cidade a pé. BA Free Tour oferece city tours a pé pela cidade e é grátis! Também é uma boa época para alugar uma bicicleta e passear por aí. E tem muitas outras maneiras interessantes de conhecer a cidade de um jeito diferente. Maio combina também com passar um dia conhecendo as tradições do campo argentino na Feira de Mataderos, com uma visita a uma Estancia nas aforas da cidade, com uma escapadinha romântica até Colonia del Sacramento, no Uruguay.

  • Comidas típicas

Em maio, começam as “Fiestas Patrias” argentinas, ou seja, a temporada de feriados cívicos nacionais: 25 de mayo, 20 de junho e 09 de julho.  No 25 de maio comemora-se o dia em que começou a Revolución de Mayo, que foi o primeiro passo no processo de independência da Argentina.  Apesar de ficar todo mundo desesperado nos comentários querendo saber se loja tal abre ou fecha no feriado, eu acho que os feriados pátrios são uma ótima oportunidade para visitar Buenos Aires (ou outras partes do país) e conhecer um pouco mais da cultura local. Sempre tem alguma coisa interessante acontecendo na cidade: de desfiles cívicos a shows gratuitos. Isso sem falar das comidas típicas destes feriados. É tradição tomar chocolate quente com churros de doce de leite no café da manha, almoçar autênticas empanadas tucumanas com um bom prato de Locro (é um tipo de feijoada ou cassoulet que leva feijão branco, abóbora e milho e é uma delícia!!), ouvir muito folklore em uma peña e tomar vinho com os amigos. Com tudo isso vai me dizer que você ainda prefere fazer compras exatamente neste dia? Aaaaaa, que nada. Marque as compras para outro dia e desfrute o “25 de mayo” como um portenho, ué.

Foto: Planeta Joy
  • Cultura

Falar em atividades culturais em Buenos Aires é até uma redundância. A cidade tem uma oferta cultural incrível e quem dera eu tivesse mais tempo para aproveitar tudo que rola. No mês de maio, especificamente, destaque para dois eventos imperdíveis

ArteBa – uma das mais importantes feiras arte contemporânea da América Latina acontece em Buenos Aires, de 18 até 22 de maio este ano. Para quem ama/coleciona/trabalha com arte, ainda dá tempo de comprar a passagem e vir conferir.

Campeonato de Tango – De 10 a 22 de maio, sua chance de ver um tango bonito e real sem desembolsar muitos dólares (a maioria das “rondas classificatórias” tem entrada gratuita ou até 35 pesos) você pode assistir a uma competição maravilhosa de tango de salão em alguma milonga tradicional da cidade e ainda torcer pelo seu par preferido! A programação todinha aqui.

 

Fotos: Divulgação

Ficou pensando em vir para BUE este mês? Conta aqui pra gente nos comentários!

Lembrando ainda que até dia 31/05 está valendo a promoção de 15% de desconto na diária single do Querido, o nosso Bed&Breakfast em Buenos Aires. A promo é válida somente para mulheres, que se hospedem desacompanhadas e que sejam leitoras do livrinho Sozinha Mundo Afora (da jornalista e blogueira Mari Campos, com dicas para senhoritas e senhoras que sonham em viajar por aí sozinhas). Além do desconto, saibam que no Querido vocês sempre serão muito bem recebidas!

El tiempo va volando tan rápido que cuando me di cuenta, ya estamos a medios de mayo! Como puede ser? Así que mi idea se va a quedar meio pelo, ya que tenía pensado en hacer posts temáticos contando que hay de interesante en cada mes del año en Buenos Aires. Es un hecho que una de las cosas que más amo acá es que la ciudad consigue ser apasionante en cualquier época del año, no les parece?

Querés saber todo lo bueno de estar en Buenos Aires en Mayo?

  • Temperatura

La temperatura en Buenos Aires está entre 11 y 19 grados, lo que es simplemente per-fec-to. Mejor aún es que es un mes de días hermosos, cielo azul, solcito, aire un poquito más seco y muy poca lluvia. El frio todavía no llegó con todo, aunque las noches ya pidan una camperita (y cucharita!) y una ya puede lucir unas chalinas y buenas botas.

Bosques de Palermo (Foto: NegritoLindo)
  • La belleza del otoño

Soy fascinada con el ambio de estaciones (obviamenteporque no lo vivía nunca en Bahia) y todo el mundo ya sabe que mis meses preferidos en Buenos Aires son los de otoño y primavera. En otoño, las veredas quedan colmadas de hojas secas y algunos árboles quedan totalmente dorados arriba! Para los fotógrafos, les comento que el otoño le da a Buenos Aires una luz única al atardecer y que caminar por los Parques de Palermo, Recoleta y Jardín Japonés durante los días de mayo es extremamente inspirador. La ciudad se pone muchísimo más romántica, sin dudas.

Recoleta (Foto: Eduardo Baró via Aquí me Quedo)

Bosques de Palermo (Foto: Carlos Torres)
  • Pasear al aire libre

Combinando temperatura perfecta con la belleza del otoño es fácil decir que mayo es un mes buenísimo para caminar sin rumbo sin derretise de calor ni congelarse por el frío tampoco. Mayo nos pide dejar un poco los taxis y transporte publico y conocer la ciudad a pie. BA Free Tour ofrece city tours caminando por la ciudad y es grátis! También está bueno alquilarse una bici y darse unas vueltas. Y aún hay muchísimas otra manera interesantes de conocer BUE de una manera divertida. Mayo también es ideal para tomarse un domingo a ver las tradiciones del campo argentino en la Feria de Mataderos, hacer visita a una Estancia en las afueras o escaparse a la romántica  Colonia del Sacramento, en Uruguay.

  • Comidas típicas

En mayo, comienzan las “Fiestas Patrias” argentinas, o sea, la temporada de feriados cívicos nacionales: 25 de mayo, 20 de junio y 09 de julio.  El 25 de mayo se festeja la Revolución de Mayo, que fue el primer paso en el proceso de independencia de Argentina.  A pesar de mucha gente se desepere un poco cuando es feriado en su destino de viaje, principalmente para saber si la tienda equis abre o cierra el día, creo que las fiestas patrias son una gran oportunidad para visitar Buenos Aires (u otras partes del país) y conocer un poco más de la cultura local.

Siempre hay algo interesante pasando por la ciudad: de los desfiles cívicos a los conciertos gratuitos. Por no hablar de las comidas típicas de estas fiestas. Es tradicional tomarse una buena taza de chocolate caliente con churros para el desayuno, almorzar empanadas tucumanas auténticas con un buen plato de locro (una especie de cazuela de frijoles blancos, zapallo, maíz y chorizo que es una delicia!), escuchar un montón de folklore en una  buena peña y disfrutar de un vino con los amigos. Con todo esto, me van a decir que prefieren irse de compras justo ese día? Naaaaa. Deje el shopping para otro día y a disfrutar del “25 de Mayo”, como un porteño, che!

Foto: Planeta Joy
  • Cultura

Hablar en actividades culturales en Buenos Aires es una redundancia. La ciudad tiene una increíble oferta cultural y me gustaría tener más tiempo para disfrutar de todo lo que pasa por aquí. En mayo, específicamente destaco a dos eventos imperdibles.

ArteBa - una de las ferias de arte contemporáneo más importantes de América Latina se lleva a cabo en Buenos Aires del 18 al 22 de mayo de este año. Para aquellos que aman /collecionan/ trabajan con el arte, aún estamos a tiempo para que se compren un boleto y vengan participar!

Campeonato de Tango  - Del 10 al 22 de mayo, la oportunidad de ver un hermoso y real tango sin tener que gastar muchos de dólares (la mayor parte de las “rondas de clasificación” tienen entrada gratuita o salen a como 35 pesos) se puede ver una competencia maravillosa del Tango salón en algunas de las muchas tradicionales milonga de la ciudad y aún así hunchar por tu pareja favorita! La programación la pueden ver aquí.

 

Fotos: Divulgación

Te quedaste con las ganas de visitar Buenos Aires en mayo? Contanos acá en los comentários!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe!
Bookmark and Share

16 thoughts on “Buenos Aires em MaioBuenos Aires en Mayo

  1. Ivana

    Oi Mariana,

    Sei que vc acha uma chatice responder sobre o tempo, até mesmo porque vc já disponibiliza a temperatura em tempo real, além de ter feito esse post muito legal sobre o mês. Mas será que vc me permite abusar um pouco da sua boa-vontade e perguntar se isso tudo que vc disse vale pra o começo de junho? É que estou com indo com meu marido e filho de 4 anos no dia 01 e voltando no dia 7. A minha preocupação com o frio é por conta do meu pequeno que tem lá seus probleminhas de rinite, sinusite…bj e pbrigada pela ajuda que puder me dar

  2. Suely

    Mariana, por acaso descobri seu blog e amei!
    Excelentes suas dicas, fui uma vez A Buenos Aires mas foi muito corrido.. quero voltar mas agora foi me guiar pelas suas dicas. Estou encantada com o Querido. Parabéns, e sucesso!

  3. Aline

    Olá Mariana. Acabei de conhecer seu blog e achei fantástico! Estou indo para Buenos Aires em maio e suas dicas foram muito valiosas. Caso tenha um tempinho peço que me de umas dicas de compras por lá.

    Abraços.

  4. Mariana Post author

    Aline, clicando em Dicas Praticas e depois em Compras, vc vê todas as dicas de compras que já coloquei aqui no blog. Boa viagem!

  5. Joelma

    Olá Mariana, td bem? Em maio vou pela terceira vez a Buenos Aires, cidade pela qual me encantei. Conheci a cidade de duas maneiras diferentes e agora me preparo para a terceira… e acho que farei boas descobertas e suas dicas foram preciosas. Adorei também as fotos e os links do blog! Abração!

  6. Teresa

    Mariana,parabéns,pelo seu site. Amo Buenos Aires e a Argentina. Já, fui inúmeras vezes e ultimamente, tenho ido anualmente. E sempre quero voltar. Cada viagem, um espirito e um momento diferente, na minha vida. Por isso,cada vez os passeios e programas variam. Uma vez,quis ver o tango, cheguei a fazer aulas e aprendi a dançar, um pouquinho, mas o suficiente para apaixonar. Na época as milongas estavam interditadas e voltei frustada. Como você disse,do
    concurso e das milongas, gostaria da gentileza de me informar os nomes e endereços, pois estou indo em maio, na mesma ocasião. Obrigada, pela gentileza e mais uma vez parabéns pelo site leve, gostoso e informativo.

  7. Mariana Post author

    Oi Teresa. Os nomes e endereços das milongas? Mas sao muuuuuuitas, centenas! O ideal é procurar uma perto de onde você for se hospedar. Por exemplo,Se for na Recoleta, procure Milongas Recoleta e com certeza você vai achar.

  8. gisela

    Boa tarde, amei e já registrei várias sugestões
    Estou indo dia 26 de maio, comemorar bodas de prata com meu marido, adoramos gastronomia e um bom vinho, pode nos indicar algum passeio enogastronomico ou alguma vinicula que pode ser visitada. Algum restaurante destes bem locais,que sempre são melhores e mais em conta dos que são feitos a turistas.
    obrigada e parabéns pelo site

  9. gisela

    se não for pedir muito, onde posso comer uma boa parrijada? estive a muitos anos e lembro que adorei

  10. Mariana Post author

    Oi Gisela. Em Buenos AIres nao tem vinícola, somente no estado de Mendoza, que fica a quase 14h daqui, em carro. Clicando em Comer & Beber você pode ver todas minhas dicas de restaurantes e bares, somente restaurantes bem locais, que costumamos frequentar os que moramos aqui. Boa viagem!

  11. Mariana Post author

    Oi Gisela. Eu nao gosto muito de3 parrillada, que é um prato que vem com vários miúdos, como rins, etc. Gosto mais de pedir algum corte específico. Gosto muito do La Cabrera, já tem post sobre ele aqui no blog. Digite La Cabrera no campo de busca para encontrar o texto e as fotos. Boa viagem!

  12. marcos cardoso

    olá tudo bem Mariana? queria ir a buenos aires , e não sei o quanto de dinheiro levar,estou pensando em levar 1000 reais para passar 5 dias o dinheiro será que dá? entendo um pouco de espanhol dá pra se virar lá sendo brasileiro? vou ficar no Impala hotel, me interessei pelo tour gratuito BA Free Tour , ele fica perto do meu hotel? e a pé é muito longe do ponto de encontro do grupo do tour? obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>